segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Trabalho

Nos últimos tempos tenho me questionado muito sobre o que significa o trabalho em nossas vidas. Eu sempre prezei trabalhar com o que gosto, com o que me faz feliz, com o que eu terei os resultados que quero. Desde a semana passada tenho observado nas ruas a forma como as pessoas trabalham. Me ponho a pensar se elas estão felizes, se estão de mau humor, se os olhos ainda brilham ao exercerem o ofício...

Todos esses pensamentos surgem porque no momento atual o trabalho me domina. Todos os meus pensamentos e sonhos se concentram no que "eu desejo ser quando crescer". E eu não consigo enxergar trabalho sem ter prazer ao mesmo tempo.

Li uma matéria que dizia que o prazer é o lema da geração atual. Não consiguimos viver sem ter prazer e sem ter pressa para que tudo se resolva logo. Não temos mais tempo para pensar na vida, planejar e simplesmente esperar. O que foge ao nosso controle é visto como fracasso e numa geração que busca o sucesso, o fracasso é um passo mortal.

Hoje passei pela porta do antigo prédio que morei e lá estava o porteiro que há pelos menos 14 anos trabalha lá. Com a mesma felicidade, a mesma disposição, o mesmo brilho no olhar. Daí eu volto a pensar em mim, o que está faltando? Será que é necessário depositar todas as fichas da felicidade na profissão? E em quanto tempo se consegue sucesso?

Questionamentos e mais questionamentos. Mas hoje ao ver Teon, me toquei que a simplicidade e o ato de saber viver cada dia nos faz aceitar a nossa função. Não adianta estarmos no melhor trabalho do mundo, se dentro de nós existe apenas a busca pela felicidade e pelo prazer. Trabalhar significa amadurecer também.

Acho que amanhã terei mais gás para encarar mais um dia de trabalho, torcendo para que as mudanças, que tanto almejo, aconteçam, mas não de forma tão rápida e fugaz para que o efeito dessas mudanças se prologuem no meu ser.

Nenhum comentário: