quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A tal Liberdade

Desde ontem penso muito no significado da palavra liberdade e no que ela significa para mim nesse momento. Liberdade é o que mais busco todos os dias, porém sinto que ainda não a possuo da forma como gostaria e quiçá como mereço.

Pensando nesse assunto eu acho um pouco complicado sermos totalmente livres, quando vivemos em sociedade, em comunidades, pois sempre existe a liberdade do outro que precisa ser respeitada e que implica em alguma restrição para nós.

E continuo a pensar...o que é liberdade em um mundo que se apresenta a cada dia pior? Já não podemos andar traquilamente nas ruas, algumas delas inclusive com toque de recolher. Não podemos ser totalmente nós mesmos porque seria impossível conviver em sociedade. Precisamos engolir toda a corrupção do país, todas as coisas erradas que acontece no congresso nacional e que nos passa a impressão de que nunca mudará e nos deixa a pergunta, somos realmente livres? Ou essa noção de que somos livres nos é imposta?

Em um país como o Brasil, onde poucos vivem e a maioria apenas sobrevive, é até cruel pensar em ser livre. Mas hoje li uma frase de Albert Camus que me alegra, ele diz "A liberdade é a possibilidade de ser melhor". E eu me ponho a pensar que a liberdade representa as possibilidades do que podemos ser, ela guarda em si os nossos sonhos secretos, os nossos desejos, a nossa transformação.

Deixo com vocês um pensamento de Cora Coralina sobre a tal liberdade que tantas possibilidades nos traz.

"Quem me dera ser a andorinha forasteira, que levanta suas plumas azuis, varando o espaço em busca de luz, de claridades."

Nenhum comentário: