quinta-feira, 29 de julho de 2010

Passei os últimos dias viajando pelo interior da Bahia. Interessante percorrer esse Estado, tão grande, diferente e único. Na volta para Salvador, escutei no ônibus algumas conversas que me fizeram repensar o imaginário que possuo do interior. Lembro-me que quando morei em Bom Jesus da Lapa, a violência já acometia o local, mas os crimes eram mais amenos, menos chocantes, com exceção de alguns que surgem para confirmar a regra. E eis que às 8h da manhã escuto um senhor contar horrorizado que em Capim Grosso foi assinado um jovem por dois motoqueiros em praça pública com 8 tiros. Coisa de louco! O motivo: tráfico de drogas. E a partir desse relato surgiram vários outros. Fiquei estarrecida. Fico pensando o que precisa acontecer para que todos nós: governo, sociedade, polícia, etc tome providências. Enquanto isso nossos jovens, principalmente os do sexo masculino e negros, vão morrendo.

Ao chegar em Salvador, escuto ainda uma última conversa no ônibus entre 2 jovens. O menino contando pra menina que no interior uma menina disse a ele que viver na Bahia deve ser bom porque a Bahia é bonita, aí ele diz a ela, mas você já mora na Bahia! E finaliza a conversa se perguntando: será que ela acha que a Bahia é só Salvador? Quantos baianos não se reconhecem como baianos? Muitos. Numa recente viagem que fiz ao Extremo Sul era comum escutar que o sotaque deles não se parecia com o meu, que esse sotoque que aparece na TV na verdade só é falado em Salvador. O que estamos fazendo com a nossa identidade? É necessário olhar para o interior que continua produzindo, criando e reinventando a nossa cultura.

Tem coisas que eu posso afirmar que só se vê na Bahia!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia do Amigo

Hoje quero apenas agradecer a todas as pessoas que eu posso chamar de amigo. Agradecer ao simples fato de ter companhia para as mais loucas situações e até aqueles dias sem nada para fazer que uma ligação muda tudo.

Aí eu penso que é tão fantástico no decorre da vida ir conhecendo pessoas que vão ficando, que vão preenchendo espaços, que vão mudando o curso de nossas vidas. Sinto-me grata e feliz por ter tantas pessoas que eu posso confiar, contar, ligar a qualquer momento, contar segredos....

Quero também desejar que essas pessoas que eu chamo de meus amigos continuem em minha vida durante muito tempo. Desejo também que eu amadureça em cada relação dessa, que eu saiba perceber a beleza desses momentos únicos e por vezes corriqueiros.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O dia de hoje foi especial. Especial pelos acontecimentos, pelas companhias, pelas conversas jogadas fora, pelo pecado da gula cometido de uma forma tão natural, tão gostosa e sem remorso algum.

Tenho pensado muito no sentido das pessoas na minha vida. Pensado no que faz alguém se tornar um amigo. Eu possuo amigos que às vezes não tem nada a ver comigo mas a vida promoveu o encontro e com o tempo surgiu a confiança, o carinho, as boas risadas e boas conversas, enfim uma relação que irá percorrer toda a minha vida. Eu me sinto uma pessoa muito privilegiada por poder compartilhar a minha vida com pessoas que me fazem tão bem, que me ensinam a viver, que me ajudam a ser melhor.

E hoje só tenho a agradecer por cada pessoa que fazem a minha vida ser mais mágica dia após dia. E finalizo pensando em todas as viagens, em todos os segredos, em todas as farras que eu imagino e nem tenho ideia que a vida me reserva do lado de pessoas tão especiais.

Obrigada por fazerem a minha vida melhor.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Tempo

Tem dias em que o tempo parece demorar a passar. A ansiedade toma conta e o mundo parece parar e ao invés do tempo, resta apenas pensamentos, anseios. Nesse momento eu gostaria de advinhar o meu futuro, gostaria de advinhar qual é a melhor decisão a tomar, gostaria de desvendar qual é o melhor caminho a percorrer. Para os ansiosos o ato de esperar é de enlouquecer porque nesses momentos a vida nos mostra que quem manda é ela. E não adianta querer correr, querer andar mais devagar, querer sumir...o tempo acaba sendo o dono do nosso destino.
Por isso eu quero paciência e paz para saber reconhecer os melhores caminhos a percorrer.